domingo, 19 de abril de 2015




Garota Exemplar: "Sabe de nada Inocente!!"

O intrigante "Garota Exemplar" (Título original: Gone Girl) estrelado por Ben Affleck e Rosamund Pike, traz a história de Nick Dunne (Ben) e Amy Dunne ( Rosamund) um típico casal americano que pra todos os efeitos têm uma vida perfeitamente normal. O filme se desenvolve à partir do desaparecimento de Amy no dia do aniversário de casamento, deixando Nick, assim como todo o resto, sem respostas. Após encontrar sinais de luta no cenário de seu desaparecimento, Nick, auxiliado pela polícia local, começa então a desgastante procura por Amy. No entanto, ele busca caminhos tortos, deixando a polícia como coadjuvante e assume o papel independente diante toda situação, se envolvendo em uma rede de mentiras que o coloca como principal suspeito do desaparecimento da esposa. Segredos vêm à tona, e aquele que parecia ser um casamento modelo acaba por se mostrar uma união de medo, insegurança, insatisfação e frustração. O que aconteceu à Amy Dunne?

Sem dúvidas, um dos filmes de suspense que mais gostei. A história começa devagar, bem devagar, na verdade. Eu me distraí por diversas vezes durante seus primeiros dez minutos. Mas não se enganem, o filme promete não decepcionar.

Logo de início, Nick, para quem está celebrando o aniversário de casamento, parece estar bem depressivo, dando sinais de que sua união com Amy não anda às mil maravilhas. Ele possui uma irmã gêmea, Margo (Carrie Coon) que também é sua amiga íntima, com quem várias vezes se abriu à respeito de sua vida conjugal. Margo nunca teve uma boa relação com Amy, era algo bem resolvido entre as duas por ser recíproco, mas apesar da falta de empatia, ela nunca aconselhara o fim daquela união por respeitar a vontade do irmão. Nick, de início, demonstrou interesse na luta pela relação, que pra mim já estava claro que mal existia.

Amy, uma mulher sofisticada que trouxe pro casamento sua primeira insatisfação ao migrar de uma grande cidade para uma menor, atitude inclusa naquele pacote das renúncias próprias em prol do casamento, sempre foi distinta de todos ao redor, e não foi só da Margo que ela conquistou antipatia. Nunca foi uma figura simpática que facilmente se socializa. Possuía uma altivez que entrava em conformidade com sua beleza ímpar e que era alvo de admiração. 

Tenho certeza de que se conhecesse a Amy, não seríamos amigos. Mas ela não era de todo ruim! Sua personalidade esnobe era um traço dela, não todo ser. Pois vi nela o desejo de fazer dar certo o casamento que estava por um fio. Sim, ela amava o Nick, à seu modo. Tentava fazer com que o feliz casamento que aparentava fosse uma verdade do lado de dentro das paredes de sua casa. 

Amy, no entanto, não teve mais oportunidades. 

Após seu sumiço, Nick virou alvo de especulação que o levou a um colapso pessoal. Fica evidente então que nem mesmo Margo conhecia toda vida de seu irmão/amigo. Seu caso toma uma proporção nacional e todo país quer saber o que de fato aconteceu à Amy Dunne. 



Um diário é encontrado; uma gravidez não desejada é comprovada; segredos obscuros tomam cor;novos cenários se formam; novas peças se unem e constatamos que um casamento não é o suficiente pra se conhecer uma pessoa.

Você oscila o tempo todo na opinião acerca de Nick. Vilão ou vítima?

Começamos o filme com a certeza de tudo; no decorrer dele ousamos desconfiar e quando alcançamos a certeza absoluta é o momento em que ele nos diz:

"Sabe de nada Inocente"

Super Indico.








Nenhum comentário:

Postar um comentário